quinta-feira, 28 de maio de 2009

O verbo que habita em nós

O berço da humanidade irradiou-se, assim como os ensinamentos do Criador, perpetuaram-se. A prática do perdão, a solidariedade, o respeito ao próximo, a preservação da família, a louvação da vida e a profunda ligação com Ele, através da natureza, permanecem até os nossos dias. Esses princípios norteiam as mais diversas tradições religiosas nos cinco continentes. O princípio do amor e sabedoria do Criador é o mesmo em todas as crenças.

Antes de Moisés receber as Tábuas Sagradas - onde a Lei foi escrita - houve Abraão, patriarca de Isaac e Ismael. De sua descendência originaram três grandes povos: os judeus, os cristãos e os muçulmanos. Muito antes de Abraão, estiveram Noé e Adão. E como deveria ser, já havia o Verbo - codificado numa cultura oral, revelado pela ancestralidade - que expandiu-se para os cinco cantos da terra. Esta expansão fez com que a Palavra do Criador ganhasse novas cores, matizes, registros e práticas.

Tudo que é bom e justo emana de um único Deus, que hoje pode ter muitos nomes e cultos. Mas, seus princípios foram antes cultuados, praticados e perpetuados por um único povo: primordial e resistente, criado a Sua imagem e semelhança.

São esses fatos que nos fazem ter tanta dificuldade em entender a intolerância, o preconceito e a violência praticados em nome de Deus (?), contra os religiosos do candomblé e da umbanda ou de qualquer outra religião. A religiosidade africana é a prática de uma doutrina baseada em valores de paz, justiça, amor fraterno e sacralização da vida.

Babalawo Ivanir dos Santos

"No início era o verbo". No alvorecer dos tempos havia apenas um continente, um povo, uma única raça. Esta é a história de minha tradição religiosa. Foi com a força da palavra que Olorum (Deus) criou a luz, a natureza, o mundo e tudo que habita nele. O verbo - traduzido em oralidade - é o que sustenta e o que mantém as várias tradições religiosas oriundas da África.

2 comentários:

Douglas Ghimell disse...

A religiosidade africana é a prática de uma doutrina baseada em valores de paz, justiça, amor fraterno e sacralização da vida...

Perfeita descrição da autêntica prática religiosa, amigo, tão difícil de ser implantada, porém não são os "do mal" que fazem o mal, mas os "do bem" que deixam de fazer o bem.
Que o grande Babalaô Orumilá possa abençoá-lo sempre com sabedoria.
Parabéns!

Reinaldo J. Oliveira disse...

Prezado Baba Ivanir, como está?

Belo texto, com senso e muito digno de quem pensa e vive o objetivo integralizador da Religião que é ligar, unir... estivemos já em encontros com essa finalidade que não frutificou devido a "curta compreensão" de outros que não conseguiram libertar-se estruturalmente de seus "modus pensandi e modus operandi".
Gostaria de falar consigo sobre experiências fortes que tenho buscado para aprofundar essa dimensão na minha vida e de outros irmãos e irmãs abertos para o berço de nossa vida mística!
Reinaldo J. Oliveira
Blog: http://rjoliveira.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/reinaldojoao.oliveira

Postar um comentário